LIVE
O Presidente dos EUA, Donald Trump, criticou duramente na quarta-feira, a divulgação da comunicação mediática dos EUA, sobre o suposto segundo encontro com o Presidente russo, Vladimir Putin, à margem da Cimeira do G20, em Hamburgo.
WASHINGTON (Sputnik) - Ao início do dia, o jornal Hill informou que os dois líderes tiveram uma segunda reunião não divulgada, à margem da Cimeira do G20. A reunião ocorreu durante o jantar dos Chefes de Estado, no G20 e durou cerca de uma hora, informou Ian Bremmer, presidente da Consultoria Internacional do Grupo Eurasia Group, disse o jornal.
“A história de Notícias Falsas de um presumível jantar secreto com Putin é “doentia”. Todos os líderes do G 20 e respectivas esposas, foram convidados pela chanceler da Alemanha. A imprensa sabia! ... As Notícias Falsas estão a tornar-se cada vez mais fraudulentas! Mesmo um jantar organizado para os 20 líderes principais, na Alemanha, é aproveitado para parecer algo tenebroso!” Trump postou no Twitter.
© AFP 2017/ RHONA WISE
No mesmo dia, um funcionário da Casa Branca refutou essas pretensões, dizendo que Trump e Putin não tiveram uma segunda reunião em Hamburgo, mas tiveram uma breve conversa no final de um jantar formal. O oficial designou a insinuação de ocultação da segunda reunião pela Casa Branca, como "falsa, maliciosa e absurda".
Desde que Trump foi empossado, a comunicação mediática norte-americana acusou o Gabinete do Presidente dos EUA, de ter ligações com o Kremlin. O Presidente dos EUA refutou estas alegações e rotulou a imprensa envolvida nessas especulações como “notícias falsas/fake news”.
Tradutora: Maria Luísa de Vasconcellos